Sandra Brandão defende provas de mestrado![]() Sandra Cristina Soares Brandão, estudante de Mestrado em Direção e Chefia dos Serviços em Enfermagem da ESEP, defendeu provas de mestrado no dia 02 de fevereiro de 2016, na Sala de Atos da Escola Superior de Enfermagem do Porto – Pólo Cidade do Porto. O relatório de estágio apresentado foi subordinado ao tema "Da gestão intermédia à gestão de topo" e orientado pela Professora Doutora Maria Manuela Martins. RESUMO Atualmente atravessamos uma crise socioeconómica que torna a gestão dos serviços de saúde cada vez mais complexa e com contornos cada vez menos previsíveis. Este novo contexto, impõe desafios aos enfermeiros gestores e obriga à mudança, a novas visões e inovações para que sejam bem sucedidos. Neste relatório pretendeu-se descrever o percurso efetuado neste mestrado dando ênfase à importância da gestão em enfermagem e à aquisição de competências nesta área. O universo dos locais de estágio foi o CHSJ, nomeadamente o SU e a UCIPU, onde foram desenvolvidos dois projetos de intervenção de acordo com as condições e objetivos dos serviços. A passagem por estes locais, através da observação e entrevistas aos chefes e colaboradores, permitiu evidenciar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades de desenvolvimento dos serviços. Após o diagnóstico em cada serviço destacaram-se duas áreas: a organização do circuito do cliente como resposta ao problema Ébola, no SU; e a implementação do SIADAP, na UCIPU, comum a toda a UAG de medicina intensiva. Os dados demonstraram não existir resposta ao problema Ébola no SU, nomeadamente a nível do circuito do cliente, do conhecimento dos colaboradores e recursos matérias. Na UCIPU evidenciou-se a necessidade de obter conhecimentos sobre SIADAP, quer dos colaboradores, quer de suporte ao seu desenvolvimento. Das intervenções resultou: no SU - a organização do circuito do cliente, acriação kits e a realização de formação aos colaboradores sobre o Ébola; na UCIPU - a realização de formação sobre o SIADAP e de um dossier em formato digital de suporte legislativo. Com a realização de ambos os projetos foi possivel concluir que a sua implementação valoriza e promove a qualidade dos cuidados e a evolução da enfermagem como profissão e contribuiram, a nivel pessoal, para a aquisição de competências de gestão. Sendo importante ressalvar que um enfermeiro gestor deve ser gestor e líder para superar os desafios. Resumo da dissertação de Sandra Cristina Soares Brandão |