Notícias

Mensagem do Presidente






Estimados membros da comunidade escolar,

Estamos de regresso às nossas atividades, num ano letivo que será marcado por novos desafios, mas também novas oportunidades.

Todos os órgãos de gestão e serviços, bem como todos os docentes e trabalhadores técnico-administrativos, estão empenhados no planeamento de um ano letivo que permita, apesar dos constrangimentos que estamos a viver, a concretização da missão da ESEP como um espaço onde se aprende uma Enfermagem mais significativa para as pessoas.

De acordo com o planeamento de cada um dos cursos em funcionamento na ESEP, as atividades letivas irão ter o seu início entre os meses de setembro e outubro.
Sabemos, todavia, que a concretização das atividades ao longo deste ano letivo irá ser condicionada quer pelas exigências das autoridades de saúde, quer pelas orientações da tutela, quer, ainda, pelo cumprimento de todo o novo quadro legal associado à gestão da Pandemia da COVID-19. 

Em breve todos os horários das atividades letivas estarão disponíveis, após um processo complexo de adaptação do planeamento e dos espaços às exigências específicas decorrentes das orientações da DGS e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

As atividades letivas irão decorrer de acordo com o que está definido na aprovação e acreditação de cada um dos cursos.

As modalidades de ensino de prática laboratorial e ensino clínico/estágio decorrerão em modo presencial. As restantes modalidades de ensino, estipuladas como presenciais, irão decorrer em modo misto, com uma parte dos estudantes presencialmente em sala de aula e outra parte à distância.

Este modelo permitirá a rotatividade entre estudantes, respeitando as regras de distanciamento definidas pela DGS, as características de cada atividade letiva e as condições físicas da sala de aula. Para a implementação deste modelo, cada um dos coordenadores de curso irá ter um papel fundamental, tanto na organização das turmas, quanto no detalhe das informações a fornecer.

Conhecendo a comunidade ESEP, sabemos que todos, no seu compromisso com a saúde individual e coletiva, irão adotar um comportamento cívico à altura das circunstâncias, respeitando as regras definidas para o funcionamento da nossa Escola, nomeadamente:
  • Automonitorizar, diariamente, sinais e sintomas, com inibição de deslocação para a ESEP ou para as instituições de saúde de acolhimento de ensinos clínicos, em caso de sintomatologia compatível com COVID-19; 
  • Contactar o SNS 24, ou outras linhas criadas para o efeito, de acordo com as normas e orientações da DGS, se apresentar sintomatologia compatível com a COVID-19;
  • Cumprir as medidas de etiqueta respiratória;
  • Cumprir as medidas de higienização das mãos, com água e sabão, ou com solução antisséptica de base alcoólica – SABA, à entrada e saída da Escola;
  • Usar máscara (colocada adequadamente e em permanência) em todos os espaços da Escola;
  • Cumprir o distanciamento físico (idealmente, 2 metros) sempre que possível;
  • Cumprir, rigorosamente, o disposto na legislação vigente sobre as medidas de contingência da COVID-19, nomeadamente quanto à proibição de ajuntamento de pessoas.
Os espaços físicos foram adequados para receber os estudantes e os trabalhadores da ESEP. Em todo o caso, mantemos a recomendação de permanência na Escola pelo tempo estritamente necessário, aconselhando o regresso a casa no fim das respetivas atividades de presença obrigatória.

Todos os serviços de apoio ao estudante estarão em funcionamento, devendo ser privilegiado o contacto não presencial com os serviços, sempre que possível, recorrendo ao agendamento online disponível no site da ESEP.

Estamos conscientes dos desafios que este ano letivo apresenta, mas acreditamos que, constituindo também uma oportunidade de aprendizagem para todos, seremos capazes de concretizar os nossos objetivos.

Estamos certos que, em tempos exigentes como os que vivemos, todos os membros da nossa comunidade continuarão a ser um exemplo de civismo e comprometimento com a ESEP. Contamos com todos para responder, com coragem e responsabilidade, ao desafio coletivo que a atualidade nos coloca.

Desejamos um excelente ano letivo 2020/2021


Luís Carvalho - Presidente da Escola Superior de Enfermagem do Porto
« Voltar

Pesquisa
Quem é quem?
Use esta funcionalidade para encontrar informação de contacto sobre Docentes, Funcionários e Alunos.
Sondagem