|
Docente Alice Brito vence Prémio DOCENTE DA ESEP VENCE PRÉMIO A DOCENTE ALICE BRITO VENCE PRÉMIO AUGUSTA PINHEIRO DE BOAS PRÁTICAS EM INVESTIGAÇÃO 2020 A docente da Escola Superior de Enfermagem do Porto, Alice Brito, juntamente com as enfermeiras e estudantes de mestrado, Brizida Manuela Barbosa Pereira e Sílvia Maria Moreira Queirós venceram o Prémio Augusta Pinheiro de Boas Práticas em Investigação 2020. As investigadoras foram distinguidas pela Associação Portuguesa de Enfermeiros de Cuidados em Estomaterapia (APECE) e pela empresa B. Braun com o trabalho "Validação do formulário de avaliação do desenvolvimento da competência de autocuidado na pessoa com ostomia de ventilação”, realizado no âmbito do mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da ESEP e aplicado em três hospitais do norte do país. De acordo com as investigadoras "A utilização de um formulário para a avaliação da competência de autocuidado na pessoa com ostomia de ventilação permite uma recolha de dados mais completa, sistemática e rigorosa, facilitando a identificação das necessidades em cuidados de Enfermagem da pessoa, bem como das intervenções a implementar face às necessidades identificadas”. A atribuição deste prémio foi feita no Congresso Nacional de Estomaterapia 2020, que decorreu entre os dias 14 e 15 de fevereiro, na Figueira da Foz. |