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CIÊNCIA NA ESEP
NOVO ARTIGO CIENTÍFICO PUBLICADO

O docente da ESEP, Wilson Abreu, publica em coautoria o artigo Educação dos Profissionais de Saúde e dos Voluntários em Cuidados Paliativos para a Promoção das Melhores Práticas - Uma Revisão Integrativa.


RESUMO

O empoderamento dos familiares cuidadores pode assumir uma importância estratégica nos cuidados paliativos. Neste âmbito, existem ainda algumas lacunas relativas aos profissionais de saúde  e voluntários. Assim, a educação tem sido defendida como uma estratégia eficaz no preenchimento desta lacuna. Não obstante a existência de várias iniciativas, não foi ainda produzida uma síntese de análise inclusiva da evidência sobre a eficácia da formação educacional dos profissionais de saúde e voluntários.

O objetivo deste artigo "Educação dos Profissionais de Saúde e dos Voluntários em Cuidados Paliativos para a Promoção das Melhores Práticas - Uma Revisão Integrativa" foi assim analisar as iniciativas mundiais, visando melhorar as competências dos profissionais de saúde e dos voluntários em contextos de cuidados paliativos, focando, em particular, o familiar cuidador. Foi realizada uma revisão de literatura através de pesquisas sistemáticas em múltiplas bases de dados - REDALYC, CINAHL, SCIELO, EBSCO, ERIC e MEDLINE desde janeiro de 2012. Os estudos foram selecionados com base no conteúdo dos programas e a avaliação do seu impacto. Quatro investigadores avaliaram os estudos segundo a sua elegibilidade com base nos critérios de inclusão e exclusão. Os resultados deste estudo permitiram extrair vinte e dois estudos que preenchiam os critérios de elegibilidade. A aprendizagem multiprofissional foi referida, realçando a participação de enfermeiros e médicos. Apenas alguns estudos apresentaram os efeitos de aprendizagem dos participantes. Foram ainda identificadas inconsistências nos métodos de formação e na sua duração. Acresce a heterogeneidade das avaliações de impacto e os estudos suportados por instrumentos não validados. Apenas três iniciativas apresentavam conteúdos dirigidos ao familiar cuidador.

Este estudo conclui da necessidade de desenvolver uma investigação baseada em metodologias mais confiáveis, de aplicabilidade e estudo do impacto da formação educacional. Para além disso, prova-se necessária a existência de mais iniciativas atendendo à relação custo-eficácia e ao impacto a curto e longo prazo. Não obstante, os avanços já alcançados para a definição de evidência destinada a profissionais de saúde na área dos cuidados paliativos, é necessária uma maior consideração pelos familiares cuidadores, na formação dos profissionais de saúde e no respeito pela diversidade cultural.


Notícia elaborada com base no artigo Healthcare professionals and volunteers education in palliative care to promote the best practice–an integrative review.

 

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