Ciência na ESEP > Publicação de artigo científico![]() Maria José Nogueira, Luisa Barros, Carlos Sequeira publicam artigo científico intitulado: Psychometric Properties of the Psychological Vulnerability Scale in Higher Education Students - Propriedades Psicométricas da Escala de Vulnerabilidade Psicológica em Estudantes do Ensino Superior no Journal of the American Psychiatric Nurses Association. RESUMO A vulnerabilidade psicológica está intimamente ligada a crenças pessoais com forte impacto na auto-estima e na capacidade de adaptação. Esta condição traduz-se frequentemente na incapacidade do indivíduo em lidar com experiências negativas de vida. O objetivo deste estudo foi adaptar e testar as propriedades psicométricas da Escala de Vulnerabilidade Psicológica aplicada a uma amostra de 267 estudantes do ensino superior. Foi desenvolvido um estudo Psicométrico da Escala de Vulnerabilidade Psicológica, depois de traduzida a adaptada para português, com uma amostra de conveniência de estudantes do ensino superior. Os participantes foram convidados a preencher o questionário sociodemográfico, a Escala de Vulnerabilidade Psicológica, o Breve Inventário de Sintomas e responder a uma pergunta de resposta direta sobre Perceção da Vulnerabilidade. Os resultados revelam uma idade média dos participantes de 20,5 anos (DP=3,3). A análise fatorial confirmou a estrutura base de um fator, o que explica a variância total de 42,9%. A Escala de Vulnerabilidade Psicológica revelou consistência interna adequada e excelente estabilidade do teste-reteste. A validade convergente foi confirmada pela existência de correlações positivas com o Breve Inventário de Sintomas e a Perceção de Vulnerabilidade. O estudo conclui que, de um modo geral, a Escala de Vulnerabilidade Psicológica apresenta boa validade, confiabilidade e estabilidade ao longo do tempo. A Escala de Vulnerabilidade Psicológica configura-se, assim, num instrumento que pode ser utilizado por profissionais e investigadores para medir a vulnerabilidade psicológica em estudantes do ensino superior. Estes dados são um importante contributo para a área da enfermagem em psiquiatria e saúde mental e constituem um valioso apoio para a aplicação da Escala de Vulnerabilidade Psicológica direcionada a estudantes do ensino superior. Notícia elaborada com base no artigo: Psychometric Properties of the Psychological Vulnerability Scale in Higher Education Students - Propriedades Psicométricas da Escala de Vulnerabilidade Psicológica em Estudantes do Ensino Superior. |
|
Link Relacionado: Artigo integral |