|
Dia da Terceira Idade
No dia 28 de Outubro não se esqueça de dar os parabéns a quem tem mais que 65 anos, pois é o Dia da Terceira Idade. O envelhecimento é um fenómeno biológico e psicológico universal, que pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais do indivíduo, associado a conotações positivas e negativas, determinadas pelo ambiente cultural. De facto, cada um de nós pode contribuir para que este fenómeno seja visto e vivido de forma mais positiva pela sociedade e por aqueles que o estão a percorrer. Enfermeiras como Arminda Mendes Costa (2002) consideram o envelhecimento como um processo experiencial subjetivo, que pode definir-se como a autorregulação exercida através de decisões e escolhas, o que quer dizer que desde jovens decidimos como estamos a envelhecer e que iniciamos este processo quando nascemos. Neste dia faça sentir aos de mais idade que a sua condição é, em parte, um produto dos processos sociais e culturais percorridos, sendo importante aproveitar esta data para festejar a sua condição e projetar um amanhã com qualidade de vida. Para o leitor que ainda percorre este caminho, e ainda não atingiu a terceira idade, não se deverá esquecer de ser ir preparando para recrear uma condição física e psicológica ativa, para que possa festejar este dia mais uma centena de vezes. Adaptado do original de Maria Manuela Martins |