|
Cátia Martins no Campeonato do Mundo de Ténis de Mesa ESEP-GDIAP ![]() A estudante do 4.º ano do CLE da ESEP, Cátia Martins, representou Portugal no Campeonato do Mundo de Ténis de Mesa. A competição decorreu de 28 de fevereiro a 6 de março de 2016, na cidade de Kuala Lumpur, na Malásia e contou com a presença de delegação portuguesa, apoiada pela Federação Portuguesa de Ténis de Mesa. Na competição, Portugal defrontou as equipas da Croácia, Índia, Nigéria, Porto Rico e Colômbia, tendo obtido 6 pontos no Grupo F. Para além de Cátia Martins a equipa foi composta por Leila Oliveira (clube: GDCP Madalena), Rita Fins (CTM Mirandela) e Patrícia Maciel (GDCS Juncal), dirigidos pelo treinador António Jorge Fernandes (GD São Roque). Neste Campeonato Mundial, o principal objetivo da equipa foi melhorar a classificação do último campeonato do mundo por equipas, tendo obtido, agora, uns honrosos 6 pontos e uma vitória perante a seleção nigeriana. A atleta Cátia Martins iniciou a prática de Ténis de Mesa à 12 anos, integrando a equipa da Junta Freguesia de Serzedo nos Jogos Juvenis de Gaia (JJG), seguindo-se o Clube Atlântico da Madalena. Atualmente a estudante e atleta compete pela equipa Ala Nun’Álvares de Gondomar. Ao longo destes anos já arrecadou diversos títulos nacionais e internacionais, entre os quais o de Campeã Iberoamericana (cadetes: equipas e pares femininos); Medalha de Bronze de Equipas Cadetes e Vice-campeã Iberoamericana de Seniores. A articulação das atividades letivas e desportivas, realça Cátia Martins, não é tarefa fácil, necessitando de uma boa gestão do tempo e dedicação aos seus dois objetivos de curto prazo: continuar a sua atividade como atleta de alto nível e terminar a sua licenciatura em enfermagem. A estudante refere, ainda, que ao longo destes anos tive de abdicar de saídas com os amigos, idas ao cinema, por vezes de estar com a família, porque tinha estágio da seleção do Porto ou então de Portugal, demonstrando perseverança perante os dois difíceis desafios que tem pela frente e que tem conduzido com sucesso. A frequentar o 4.º do Curso de Licenciatura em Enfermagem, a estudante realça ainda a importância do apoio prestado pela ESEP e pelos docentes que a apoiam sempre que tem de se ausentar para representar Portugal. A nível profissional é seu objetivo terminar o Curso de Licenciatura em Enfermagem com sucesso e ingressar na carreira de enfermagem em Portugal. ![]() |