Notícias

Novos Docentes 2025


ESEP reforça corpo docente com a contratação de oito novos docentes em 2025

A Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Porto reforçou o seu corpo docente com a contratação de oito novos professores em 2025, consolidando o compromisso com a qualidade do ensino, a investigação e a inovação em enfermagem.

Integram agora a equipa docente da ESEP: Daniela Cunha, Maria João Guerra, Mónica Silva, Nuno Peixoto, Ricardo Melo, Sara Lemos, Soraia Pereira e Tânia Rodrigues.

Daniela Cunha é natural de São João da Madeira. Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica e em Cuidados Paliativos pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, obteve, em 2022, o título de especialista em Enfermagem, atribuído pela ESEP. Encontra-se atualmente a desenvolver investigação no âmbito do Doutoramento em Enfermagem, centrado nos cuidados paliativos e na capacitação do cuidador informal.
Foi enfermeira especialista na Unidade Local de Saúde de Santo António, durante cerca de 18 anos, tendo exercido funções de gestão por nomeação. Iniciou atividade de docência no ensino superior em 2021.
O seu percurso é igualmente marcado por uma ativa participação associativa e sindical, a docente colabora com a Associação Portuguesa de Enfermeiros Especialistas em Enfermagem Médico-Cirúrgica, bem como com a Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros.
É autora e coautora de diversas publicações e participa regularmente em projetos de investigação e eventos científicos. Fora do contexto académico e científico, dedica os tempos livres ao convívio com a família. Gosta de praticar exercício físico, de leitura, e de participar em atividades sociais e comunitárias. 

Maria João Guerra, doutorada em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa, é especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica desde 2005. Conta também com uma Pós-graduação em Cuidados Avançados em Feridas, Ostomias e Incontinência.
Foi assistente convidada na Universidade Católica Portuguesa entre 2009 e 2025, e desempenhou funções como enfermeira especialista de Saúde Materna e Obstétrica na Maternidade Alfredo da Costa, além de enfermeira generalista no Bloco Operatório do Hospital Pedro Hispano e no serviço de Cuidados Intensivos Neonatais e Pediátricos do Hospital Maria Pia.
Nos seus tempos livres, dedica-se à leitura, a caminhadas, e à música, especialmente o canto, tendo integrado o Coro da Sé Catedral do Porto. É também uma entusiasta da flauta transversa tendo também formação realizada no Conservatório de Música do Porto, uma paixão que a acompanha fora do ambiente profissional.

Mónica Silva, natural de Leça da Palmeira, licenciou-se em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem do Porto em 2014. Manteve a ligação com a instituição, ao frequentar a Pós-Graduação em Supervisão Clínica em Enfermagem, a Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, e o Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. Atualmente é doutoranda em Ciências de Enfermagem no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Com a sua investigação propõe criar um modelo de referenciação para o regresso a casa após o parto. 
Foi enfermeira especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica no serviço de Obstetrícia do Centro Materno-Infantil do Norte – ULS de Santo António, onde integrou também o serviço de Gestão da Qualidade. Colabora com a ESEP, desde 2020, como assistente convidada. 
Dedica o seu tempo livre à família, aos amigos e aos seus animais de estimação. Os seus interesses incluem a literatura e o cinema.

Nuno Peixoto é natural de Valongo. Ingressou pela primeira vez na Escola Superior de Enfermagem do Porto em 2007, no curso de licenciatura em Enfermagem. Desde então completou, na ESEP, os cursos de Mestrado e Pós-licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica, bem como para as Pós-Graduações em Enfermagem Avançada, Supervisão Clínica e Gestão de Serviços de Enfermagem. Em 2024, concluiu o Doutoramento em Ciências de Enfermagem no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, com a tese "Comportamentos de promoção da saúde nos sobreviventes de cancro”.
Foi enfermeiro durante 14 anos, tendo dedicado os últimos dez anos ao cuidado à pessoa em situação crítica no Serviço de Urgência da Unidade Local de Saúde de Santo António, no Porto. Paralelamente, foi assistente convidado na Escola Superior de Enfermagem do Porto nos últimos nove anos.
Ao longo do seu percurso académico, publicou diversos artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, centrados na gestão da doença crónica e no ensino, formação e aprendizagem de estudantes de Enfermagem.
Nos seus tempos livres, aprecia o contacto com a natureza, gosta de correr e fazer longas caminhadas. Valoriza o tempo passado com a família, bem como a oportunidade de conhecer novos lugares e culturas. Interessa-se por desporto e por temas relacionados com o desenvolvimento pessoal e o bem-estar.

Ricardo Melo iniciou a sua formação académica na Escola Superior de Saúde na Universidade de Aveiro, onde concluiu a Licenciatura em Enfermagem em 2007. Prosseguiu a sua formação académica no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, onde obteve o Doutoramento em Ciências de Enfermagem em 2017. Mais tarde, em 2019, concluiu o Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na ESEP. Completou ainda o Curso de Pós-Graduação em Cuidados Paliativos e o Curso de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde, ambos na Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa. 
A sua investigação centra-se principalmente nos cuidadores familiares e na sua capacitação para a prestação de cuidados, fundamental para a promoção da qualidade dos cuidados de saúde e do bem-estar das pessoas envolvidas no processo de cuidar.
O seu percurso profissional iniciou-se no setor privado, onde exerceu funções como enfermeiro de cuidados gerais. Posteriormente, colaborou na abertura da Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração e Manutenção da Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra. Desempenhou ainda funções como enfermeiro, em contexto perioperatório, no internamento cirúrgico da Unidade Local de Saúde de Gaia/Espinho.
Em 2017, iniciou funções como assistente convidado na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro. Mais tarde, ingressou na Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, primeiro como monitor e orientador, e depois como professor adjunto. 
Nos tempos livres, valoriza muito a família, momentos de convívio e a prática de atividades ao ar livre. Gosta de viajar, conhecer novas culturas e participar em iniciativas culturais. Dedica-se ainda à prática regular de desporto, com particular preferência pelo ciclismo, e aprecia momentos de lazer associados ao cinema, à música e à leitura.

Sara Lemos é doutorada em Ciências de Enfermagem pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, mestre e especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica pela Escola Superior de Enfermagem do Porto.
Ao longo do seu percurso académico e científico, tem-se dedicado à área da Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, com enfoque nas famílias de crianças com condições crónicas. Foi bolseira de investigação durante a realização do seu doutoramento concedida pela FCT & CINTESIS, e é membro colaborador do RISE-Health. É também membro da International Family Nursing Association (IFNA) e do Ibero-American Chapter
No seu percurso profissional, dedicou-se principalmente à Neonatologia. Iniciou a sua carreira em França, no serviço de Neonatologia de um hospital público em Marselha. Em 2016, regressou a Portugal e integrou o serviço de Neonatologia do Unidade Local de Saúde São João, onde exerceu como enfermeira de cuidados gerais e, mais tarde, como enfermeira especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica.
Fora do contexto profissional, dedica-se ao autoconhecimento, bem como à música que a acompanha, a serenidade do ioga, os passeios pela natureza e o tempo passado com a família — o seu verdadeiro porto seguro. 

Soraia Pereira, doutoranda em Ciências de Enfermagem no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, é especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crónica e em Enfermagem Comunitária. Detém o Título de Especialista em Enfermagem e é mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica.
Durante o seu percurso profissional, trabalhou como enfermeira na Santa Casa da Misericórdia de Gaia, no IPO do Porto, no serviço de oncologia cirúrgica e no ACES Feira/Arouca como enfermeira especialista, na área da enfermagem de saúde familiar e na Equipa de Coordenação Local da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados. Iniciou o percurso na docência como assistente convidada na Escola Superior de Enfermagem do Porto e, nos últimos dois anos, foi professora adjunta na Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa.
É membro colaborador do RISE-Health e secretária da direção da Associação para a Promoção de Ambientes de Prática de Enfermagem Positivos
Nos tempos livres valoriza os momentos passados com a família e amigos, e gosta de passear, ir ao cinema e ao teatro e ouvir música.

Tânia Rodrigues concluiu o Doutoramento em Ciências de Enfermagem, em 2022, pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. É pós-graduada em Gestão dos Serviços de Enfermagem, mestre em Enfermagem de Reabilitação pela Escola Superior de Enfermagem do Porto e licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Nordeste.
É investigadora integrada no RISE-Health, tendo publicado vários artigos científicos, capítulos de livros e livros em revistas e editoras especializadas. Organizou e participou em diversos eventos científicos nacionais e internacionais e tem orientado e coorientado dissertações de mestrado em Enfermagem de Reabilitação.
Possui 16 anos de experiência clínica em serviços de internamento, onde exerceu funções como enfermeira, enfermeira especialista em Enfermagem de Reabilitação e também em apoio à gestão.
Em 2021, iniciou funções como professora adjunta na Escola Superior de Saúde de Santa Maria. Posteriormente, exerceu funções como professora adjunta na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, na UCP de Enfermagem de Reabilitação. 
Os seus principais interesses de investigação situam-se na área da Enfermagem de Reabilitação, com especial enfoque na reabilitação da mulher com cancro da mama e na viabilidade tecidular.
Nos tempos livres, aprecia viajar, ir ao cinema, dedicar-se à jardinagem, explorar experiências gastronómicas, participar em eventos culturais e musicais, e passar tempo de qualidade com a família.

Com estas novas integrações, a ESEP reforça a sua capacidade formativa e investigativa, promovendo uma docência de excelência e contribuindo para a formação de profissionais altamente qualificados, preparados para responder aos desafios de saúde da atualidade. Sejam bem-vindos!


Prof. Daniela Cunha

Prof. Maria João Guerra

Prof. Mónica Silva

Prof. Nuno Peixoto

Prof. Ricardo Melo

Prof. Sara Lemos

Prof. Soraia Pereira

Prof. Tânia Rodrigues


« Voltar

Pesquisa
Quem é quem?
Use esta funcionalidade para encontrar informação de contacto sobre Docentes, Funcionários e Alunos.
Sondagem