Ciência na ESEP > Novo artigo científico publicado Elsevier ![]() Docente e investigador da ESEP, Prof. Doutor Carlos Sequeira, acaba de publicar artigo sobre comportamentos suicidas em estudantes do ensino superior. O artigo foi publicado em co-autoria no mais recente número da Archives of Psychiatric Nursing, revista de referência em enfermagem psiquiátrica e incluída no top 100 de revistas científicas de maior impacto mundial na área científica de Enfermagem. No âmbito da transição dos jovens estudantes para o ensino superior e as implicações decorrentes da pressão emocional acrescida que afeta, particulamente, estudantes mais vulneráveis emocionalmente, este estudo foi realizado tendo por base uma amostra de 1.074 estudantes do ensino superior, entre os quais foram identificados 84 participantes com tendências suicidas graves e risco de suicídio potencial (7,8% da amostra). Neste âmbito, o objetivo do trabalho de investigação levado a cabo por uma equipa composta por investigadores da ESEP, do IPV e do ICBAS-UP, pretendeu avaliar o conjunto de comportamentos suicidas destes estudantes e perceber qual a relação entre estes comportamentos e as variáveis psicossociais envolvidas no processo de transição para o ensino superior. Os resultados demonstram que as tendências suicidas estão intimamente ligadas a variáveis psicossociais. Estas tendências resultam, principalmente, de um conjunto de características associadas a questões de: auto-conceito - nomeadamente relativas a auto-aceitação, auto-eficácia e impulsividade; stress, ansiedade e depressão; ansiedade no estabelecimentos de relações interpessoais e de suporte social e familiar; e, ainda, relacionadas com relações de intimidade. Os resultados deste estudo permitem evidenciar a importância da implementação de planos de promoção da saúde mental e de prevenção do suicídio direcionados aos jovens adultos do ensino superior. Os resultados são, ainda, relevantes para a prática clínica, para os decisores políticos e instituições de ensino superior. De facto, as altas taxas de tendência suicida (7,8%) em estudantes de ensino superior, identificadas neste estudo, contribuem para a discussão política sobre a necessidade de dedicar mais atenção a este grupo etário, especialmente no que se refere à vigilância, a efetivar pelos cuidados de saúde primários, a estes grupos de risco. A identificação de fatores associados a um risco de suicídio mais elevado permite, ainda, uma melhor identificação dos jovens adultos mais vulneráveis e, portanto, uma intervenção mais precoce e eficaz por parte dos profissionais de saúde. É também um estudo relevante para as instituições de ensino superior, uma vez que chama a atenção para a necessidade de utilização de meios integrativos de estudantes nas instituições em que estão matriculados, bem como a adoção de métodos de vigilância do risco de suicídio. Notícia elaborada com base no artigo: Suicidal Ideation on Higher Education Students: Influence of Some Psychosocial Variables |
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