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Ciência na ESEP > Investigadores publicam novo artigo
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J. Roldán-Merino, M. T. Lluch-Canut, I. Casas, M. Sanromá-Ortíz, C. Ferré-Grau, Carlos Sequeira, A. Falcó-Pegueroles, D. Soares & M. Puig-Llobet publicam artigo científico intitulado: Reliability and validity of the Positive Mental Health Questionnaire in a sample of Spanish university students no Journal of Psychiatric and Mental Health Nursing.


RESUMO

A enfermagem tem um papel relevante na gestão da saúde mental. O seu contributo é importante para a identificação e valorização dos aspetos positivos da saúde mental dos estudantes de enfermagem. 

Este estudo teve como objetivo analisar as propriedades psicométricas do Questionário de Saúde Mental Positiva (PMHQ) no que respeita a confiabilidade e validade, através de análise factorial confirmatória aplicada a uma amostra de estudantes universitários. 

Foi desenvolvido um estudo transversal numa amostra de 1091 estudantes em 4 escolas de enfermagem da Catalunha, Espanha. A confiabilidade da PMHQ foi medida pelo coeficiente alfa de Cronbach e pelo teste-reteste, por meio do coeficiente de correlação intraclasse (ICC). A validade do estrutura factorial foi determinada pela análise factorial confirmatória. 

Os resultados obtidos demonstram um coeficiente alfa de Cronbach satisfatório (>0.70) para quatro das seis subescalas ou dimensões e apresenta uma variação entre 0,54 e 0,79. A análise do ICC foi satisfatória para as seis subescalas ou dimensões. A hipótese foi confirmada na análise das correlações entre as subclasses e a escala global, com as correlações mais fortes identificadas entre a maioria das escalas e a escala global. 

A análise factorial confirmatória demonstrou que o modelo proposto para os fatores em análise se ajustou satisfatoriamente. O presente estudo comprova a validade e confiabilidade do instrumento para avaliação da saúde mental positiva em estudantes universitários. 

Este trabalho tem fortes implicações para a prática de enfermagem pois revela que um bom instrumento de medida da saúde mental positiva aplicado em estudantes universitários é um importante contributo não só para a promoção da saúde mental mas também para a melhoria do currículo individual de futuros profissionais.


Notícia elaborada com base no resumo do artigo: Reliability and validity of the Positive Mental Health Questionnaire in a sample of Spanish university students.



 

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